Prevenção de lesões da corrida
6 de maio de 2019
Sarcopenia
11 de maio de 2019

Importância do músculo Quadrado Lombar – já ouviu falar?

Músculo de angulação oblíqua cujas fibras não são puramente verticais – inicia na crista ilíaca e ligamento ílio lombar e se insere na 12ª. costela e L1-L5. 

Função muito importante na estabilidade da pelve e do gradil costal – faz a conexão direta entre quadril e coluna. Participa do movimento de extensão da lombar e inclinação lateral da coluna vertebral e age na rotação do tronco.

Durante o movimento da marcha trabalha sinergicamente com os músculos psoas, ilíaco, oblíquos internos e transverso do abdômen, permitindo a dissociação de cinturas.

Por ter grande influência na marcha, seu desequilíbrio ou tensão pode gerar dores e lesões comprometendo atividades simples do dia-a-dia como abaixar, pegar objetos, entrar e sair do carro e andar. 

O tratamento se baseia em diminuição da tensão local associado à exercícios de alongamento e fortalecimento da musculatura paravertebral lombar e grupos musculares dessa região.

Procure um Fisioterapeuta!

 

#fisioterapia #muovere#fisioterapeuta #cinesioterapia#cinesioterapiafuncional#terapiamanual #prevencao #coluna#postura #ortopedia #reabilitacao#saopaulo #paulista #acupuntura