Hérnia / Protusão Discal

HERNIA DISCAL.jpg

Dentre as desordens da coluna lombar, a hérnia de disco é extremamente comum. Estima-se que 2 a 3% da população seja acometida por esse processo, cuja prevalência é de 4,8% em homens e 2,5% em mulheres, acima de 35 anos. Esta afecção da coluna lombar acomete uma importante parcela da população economicamente ativa, na qual cerca de 70% a 80% sofreu ou ainda sofrerá de lombalgia em algum momento da vida.

A coluna lombar provê suporte para a porção superior do corpo e transmite o peso dessa área para a pelve e os membros inferiores. Quanto ao controle muscular da coluna lombar, os músculos da parede abdominal, assim como os superficiais e os profundos da região vertebral, estabilizam a coluna em condições variadas.

Os sinais clínicos variam de acordo com o grau e direção da protrusão, assim como o nível espinhal da lesão. 

Sugere-se que para pacientes com diagnóstico de protrusão ou hérnia discal lombar, o mais seguro seria trabalhar para ganho de resistência ao invés de força, mantendo a coluna em posição neutra e encorajando o paciente a co-contração dos músculos estabilizadores, que são o multífido lombar, transverso do abdome, fibras posteriores do oblíquo interno e quadrado lombar.

Existem evidências que comprovam que a musculatura profunda do abdome, especialmente o transverso abdominal e multífido, é afetada na presença de dor lombar e instabilidade segmentar. É importante a restauração da função musculatura profunda do abdome em pacientes com dor lombar, bem como estes sendo alvos para a estabilização lombar. Tratamentos clínicos baseados na estabilização segmentar mostram que as afecções da coluna lombar apresentam menor recorrência de dor após a aplicação dos exercícios, que impõem uma baixa carga à coluna tornando o exercício mais tolerável, além de apresentar baixo risco de lesão.

O tratamento conservador associa o RPG, a terapia manual, a massagem clássica e o treinamento funcional à estabilização segmentar lombar.

1.JPG
prot10.jpg
prot11.jpg
prot3.jpg
prot4.jpg
prot5.jpg
prot8.jpg
prot9.jpg
prot_2.jpg
prot6.jpg
prot7.jpg
14.jpg
15.jpg
Treinamento Funcional 1.jpg
Treinamento Funcional 2.jpg

   
Rua Paulino Camasmie, 61
Jardim Paulista – São Paulo SP
Telefones: 11 3889-3808 / 3885-3875
Av. Paulista, 2518 – cj 91
Consolação – São Paulo SP
Telefones: 11 3285-3741 / 5904-2811