Fibromialgia_pontos.gif

Síndrome dolorosa muscular difusa, caracterizada por pontos dolorosos à palpação,  distúrbio do sono e fadiga intensa,  relacionada com pouco condicionamento físico.

A dor aumenta a contração muscular gerando um ciclo vicioso:
Dor – contração muscular – espasmo muscular – contraturas – que leva a dor e assim sucessivamente.

Comum entre mulheres, especialmente 30 a 50 anos, de causa  discutida. Há uma somatória de fatores como traumas físicos e psíquicos, predisposição genética e/ou esforços repetitivos. São observadas alterações nos centros moduladores de dor em nível medular e cerebral ( Serotonina e ­ da substância P),  de causa ainda desconhecida.

A recomendação é a terapia multidisciplinar,com acompanhamento psicológico, fisioterapêutico e médico. A medicação é importante, mas, é fundamental a mudança de comportamento e de atitude frente às ações do dia-a-dia.

O tratamento fisioterapêutico com exercícios, condicionamento físico, alongamentos e terapia manual, RPG, Pilates e/ou massagem podem aliviar a dor, restaurar a função e melhorar o bem estar e a qualidade de vida. A atividade física regular estimula a liberação de endorfina e serotonina, que beneficia o alivio dos sintomas.

É importante associar exercícios ativos de alongamento e percepção corporal,  fortalecimento muscular e atividades aeróbicas, que podem ser realizadas na forma de caminhada ou corrida. Para completar a intervenção, a massagem clássica que pode ser relaxante ou revigorante.

A terapia individual  e o trabalho aeróbico como caminhada ou bicicleta (no Parque Ibirapuera, por exemplo) formam um conjunto perfeito para uma terapia agradável e prazerosa.