Fibromialgia
30 de março de 2019
Capsulite adesiva
30 de março de 2019

É um conjunto de distúrbios que envolvem os músculos mastigatórios, a articulação têmporo-mandibular (ATM) e as estruturas relacionadas, alterando funções essenciais como mastigar e falar.

 

Esses distúrbios alteram o equilíbrio das estruturas, causando os sintomas: dores na face, ATM e/ou músculos mastigatórios e cefaléia (principais), zumbido, ruídos na articulação durante abertura e fechamento bucal, limitação de movimento e vertigem.

Pode ser de origem muscular (a maioria dos casos) e articular. A causa da DTM é complexa e envolve fatores predisponentes: má oclusão, má postura, trauma, estresse, hábitos parafuncionais (morder canetas/lápis, mascar chicletes), parafunções (bruxismo e apertamento) entre outros.

Desvios posturais desorganizam a harmonia corporal (como anteriorização da cabeça, que leva a um deslizamento desta sobre o pescoço quando o paciente corrige sua postura para as necessidades visuais) e podem refletir no sistema crânio-cervical-mandíbula. Por isso é importante uma visão global no tratamento desta disfunção.

As modalidades de eletrotermo e fototerapia, terapia manual (pompages, manobras sobre os discos) e cinesioterapia (na ATM e cervical) associadas ao trabalho corporal global (RPG) podem proporcionar alivio dos sintomas e restabelecer a função do aparelho mastigatório e a postura correta.